Para alcançarmos nosso propósito de proporcionar mais saúde e uma vida melhor para cada vez mais pessoas, contamos com quatro forças que atuam de forma sinérgica:

As forças da ePharma

Tecnologia da Informação

Flexível, disponível
e segura

Rede
Credenciada

Abrangência nacional

Parceria com a Indústria Farmacêutica

Aliada nas vantagens para os clientes

Cultura Organizacional

Multidisciplinar e humana

TI – informação trazendo e levando saúde

“Acesso à informação também significa acesso à saúde.”

Thiago Mônaco

Diretor TI

0

Autorizações em 2.018

Nos horários de pico, processamos 25 transações/segundo.

A ePharma acredita que a saúde deve ser tratada como uma verdadeira rede, em que todos os participantes conectados influenciam e são influenciados nos resultados. Com esta visão integradora, nossos sistemas têm papel vital, interligando os principais atores da saúde a quem mais importa: milhões de pessoas. Para isso, desenvolvemos tecnologias flexíveis, que se adaptam às inúmeras necessidades de todos estes públicos, com grande variável de funcionalidades, e que devem estar sempre disponíveis – 24 h por dia, 7 dias por semana, processando milhões de informações de forma segura e confiável.

 “Prover acesso à saúde” é uma tarefa intimamente ligada a outro desafio: o acesso rápido, preciso e seguro à informação de qualidade. Por isso, nos últimos anos, a área de TI da ePharma vem representando um dos principais motores da nossa cultura centrada no cliente.
Implantamos as mais avançadas metodologias do setor, explicitadas nas seguintes noções:

Agile

Squad

DevOps

Atender às demandas do cliente de forma dinâmica e continua, tornando TODO O TIME e CADA UM responsável
pela qualidade da entrega, em TODAS AS ETAPAS, simplificando nossos processos e integrando áreas, para reduzir o tempo de resposta aos nossos clientes.

Para possibilitar a ampliação do número de transações e acompanhamento de tratamentos, pacientes e benefícios, todo o conhecimento gerado fica armazenado na nuvem, com o apoio de soluções de alta perfomance Oracle Cloud e Microsoft Azure.

Rede Credenciada – parceria e integração

“Graças à potente parceria com as farmácias, o sistema ePharma está presente em 3 mil municípios em todo o País.”

Bruna De Vivo

Gerente de Desenvolvimento de Negócios Farmacêuticos

A Rede de Farmácias Credenciadas, mais do que uma grande aliada, constitui um dos principais ativos da ePharma, a partir das conexões que estabelece. Ela é um poderoso instrumento na entrega de medicamentos, com 27.649 farmácias e 155 unidades de entrega (delivery), que levam os nossos serviços a 3.000 municípios do País, como parceira direta em todos os programas da unidade PBM e ainda nos programas voltados à indústria farmacêutica da unidade Specialty Care.

Atendimento em nossas Redes Credenciadas

0

O equivalente a 6% da população brasileira

Ticket Médio

R$ 0 ,20

Alguns de nossos parceiros da Rede Credenciada de Farmácias

Alguns de nossos parceiros da Rede Credenciada de Provedores

A ePharma conta ainda com o suporte fundamental de uma qualificada rede de provedores: laboratórios de imagem e análises clínicas, clínicas de infusão e de vacinação, para exames e procedimentos diversos; empresas de home care e enfermeiros credenciados, que possibilitam a realização de coletas e exames domiciliares.

A ePharma contribui para levar mais saúde a cerca de 8 milhões de brasileiros por meio da parceria com o programa Aqui Tem Farmácia Popular. A iniciativa lançada pelo governo federal em 2.006 estendeu os serviços da Farmácia Popular para os estabelecimentos da rede privada, com descontos a partir de 90% autorizados pelo nosso sistema. Em 2.018, mais de 17 milhões de unidades foram dispensadas, o que ampliou substancialmente o acesso da população a medicamentos.

Indústria - somos compradores,
geradores de negócio e aliados

A compra de medicamentos para todas as nossas unidades de negócios é centralizada, de forma a obter as melhores negociações, aumentando também a atratividade para a indústria farmacêutica. Somos ao mesmo tempo compradores, geradores de negócios e, acima de tudo, aliados no propósito de ampliar o acesso à saúde, facilitando a adesão e a continuidade nos tratamentos, a partir de nossos planos de benefícios farmacêuticos e os Programas de Suporte aos Pacientes.

Formulário Referencial ePharma

Esse relacionamento tem também outra função preponderante: estabelecer a relação de medicamentos cobertos pelo benefício, por meio do chamado Formulário Referencial ePharma. A proposta primária desse documento é encorajar o uso seguro e efetivo dos medicamentos.

0

Produtos

0

Apresentações

0

Princípios Ativos

0

Laboratórios

0

Classes Terapêuticas

0

Subclasses

Governança Corporativa:
negócios & pessoas

Os princípios básicos que regem a empresa nesses 19 anos permanecem inalterados. A ePharma sempre se pautou pelos valores da ética e da legalidade. Respeitamos o princípio da igualdade de tratamento entre os acionistas e asseguramos a transparência e o rigor em nossos demonstrativos econômico-financeiros, que todos os anos passam por uma auditoria externa.

Criamos uma área de Governança Corporativa para assegurar nossos princípios em todas as ações da companhia. Nosso objetivo é garantir que todos os processos, condutas, costumes e práticas estejam de acordo com as diretrizes do nosso propósito e responsabilidade corporativa.

Salvaguarda das informações

Construímos um ambiente de proteção de dados, desenhado dentro dos princípios fundamentais da salvaguarda das informações:

– Legalidade, lealdade e transparência
– Limitação de propósito e finalidades
– Minimização de dados
– Acuracidade, exatidão
– Limitação no armazenamento
– Integridade e confidencialidade

Em 2.018, iniciamos o processo de certificação ISO/IEC 27.001, que trata dos padrões de segurança das informações. Neste sentindo, entre outras providências essenciais, estamos trabalhando para atender em 100% à LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados).

Em 2018 conquistamos a certificação SOC 2 – TSP Section 100, que atesta o altíssimo padrão dos nossos serviços nos 5 princípios de confiança: Segurança, Disponibilidade, Integridade de Processamento, Confidencialidade e Privacidade. Mais do que um reconhecimento de todo o nosso esforço em oferecer serviços com segurança e eficiência, é a prova de que cumprimos nosso compromisso de ampliar o acesso a medicamentos e adesão a tratamentos com inovação, tecnologia e responsabilidade.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é responsável pela estratégia e formulação, em longo prazo, da política de negócios da companhia. Entre suas atribuições estatutárias, destacam-se a designação do corpo diretivo e o monitoramento de sua gestão. Em 31 de dezembro de 2018, o Conselho era formado por cinco membros representantes dos acionistas.

Diretoria Executiva

Os diretores da ePharma são escolhidos pelo Conselho e responsáveis pela administração dos negócios e pela implementação das políticas e diretrizes gerais da companhia. Trabalhamos de forma integrada para nosso maior propósito: prover acesso à saúde para uma vida melhor.

Luiz Carlos Silveira Monteiro

Presidente e fundador da ePharma, criada em 1.999, médico e gestor em saúde, foi presidente da Associação Paulista de Cirurgia Pediátrica e diretor da Associação Médica Brasileira. Conselheiro de Administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Fundador e Conselheiro da ASAP – Aliança para a Saúde Populacional.

Marcos Inocencio

Diretor de Finanças e Operações, atuou como gestor de planejamento do Carrefour e também trabalhou na Monsanto, no Chase e na Andersen. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP e contador pela UNIP (SP), cursou MBA no IBMEC-SP e especializações no INSEAD, NYU Stern School of Business, Kellog School of Management e na Harvard Business School.

Marcos Brêda

Diretor das unidades de PBM e ProHealth, ocupou o cargo de Gestor de Negócios na Searle do Brasil por quinze anos e Diretor e Gestor de Negócios na Coloplast do Brasil por sete anos. Formado em Administração de Empresas pela FFCL-RJ, fez pós-graduação em Gestão em Saúde pelo SENAC (SP) e MBA na ESPM (SP).

Bruna De Vivo

Gerente de Desenvolvimento de Negócios Farmacêuticos da ePharma desde 2.002, com experiência no mercado de PBM desde 1.999. Membro da Comissão de Saúde do Conselho de Farmácia de São Paulo entre 2.009 e 2.010, formou-se na Faculdade de Farmácia da Unisantos e cursou MBA na Fundação Dom Cabral, além de especialização em saúde pela PUC-SP.

Carlos Pappini Jr.

Diretor da unidade de Specialty Care, possui mais de 20 anos de experiência na área de saúde, com passagem pela Amil e pela indústria farmacêutica (Merck Sharp & Dohme, Baxter, Cristália e Bayer). Administrador com pós-graduação em Marketing, MBA em Economia da Saúde pela Unifesp e mestrado em Administração pela PUC-SP.

Thiago Mônaco

Diretor de TI, atuou como diretor de TI em uma empresa de Prontuário Médico Eletrônico, com foco em Big Data, e também na área de consultoria da Microsoft Brasil. Bacharel em Ciência da Computação, cursou pós-graduação em Gestão de Projetos e Portfólios, além de receber o prêmio de MVP (Microsoft Most Valuable Professional) por sete vezes.

Composição Acionária

Composição Acionária

Regulamentos e controles

A existência de uma série de códigos e políticas reforça o compromisso da ePharma com a ética e transparência nas suas atividades.

Código de Conduta para Fornecedores

Apresenta as diretrizes da relação da companhia com seus fornecedores, detalhando os padrões que devem ser estabelecidos em todos os contratos, parcerias comerciais e institucionais. A ePharma entende que sua reputação é resultado de um processo coletivo, que deve envolver toda a cadeia de valor direta ou indiretamente relacionada às suas atividades.

Código de Conduta para Colaboradores

Documento que contém os princípios éticos e normas de conduta extensivos a todos os colaboradores, seja atuando exclusivamente em nome da empresa, seja em nome de clientes, em conjunto com sócios, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço ou consultores.

Política de Contratação de Intermediários

Institui normas que definem o processo de contratação de terceiros intermediários, responsáveis por conduzir negócios em nome da ePharma. O objetivo é prevenir riscos decorrentes da violação das leis anticorrupção no Brasil e no exterior, capazes de comprometer o patrimônio e a imagem da companhia.

Política Antitruste

Exige dos colaboradores internos e externos o cumprimento da Lei nº 12.259/2011, que rege a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (CADE). O objetivo é evitar atos e práticas inadequadas no relacionamento com empresas concorrentes e profissionais nela atuantes.

Política Anticorrupção

Desde 2013, a ePharma possui um documento específico para combater práticas de corrupção e lavagem de dinheiro. Além dos instrumentos de compliance já implantados, as medidas incluíram a criação de um Conselho de Colaboradores e um programa de capacitação para todos os públicos envolvidos.

Política para recebimento e oferta de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidades

Apresenta preceitos e diretrizes que delimitam a oferta e aceitação de brindes, presentes, convites para atividades de entretenimento e hospitalidades, o que inclui participação em eventos. Funciona como um guia para preservar a integridade da empresa e dos colaboradores.

Comitê de Ética

Formado por um órgão colegiado, integrado por dois diretores, dois gerentes e um colaborador da equipe operacional, tem a função de dar encaminhamento às questões apontadas pelo código. Também atua como canal para receber reclamações e denúncias. Todas as informações são tratadas com confidencialidade e há compromisso específico com a integridade do autor da comunicação. As denúncias, identificadas ou anônimas, têm dois canais de acesso ao Comitê de Ética: pela intranet e por um endereço exclusivo de e-mail.

Responsabilidade social e ambiental

Desde 2.015, a ePharma contribui financeiramente para a organização não governamental Expedicionários da Saúde (EDS), que proporciona acesso à saúde para a população indígena brasileira.

Em 2.018, duas missões beneficiaram comunidades na região da Amazônia e Maranhão. A 40ª Expedição do projeto, no primeiro semestre, envolveu os índios do Médio Rio Purus e Humaitá, na comunidade Crispim, município de Lábrea, no Amazonas, com a presença da nossa farmacêutica Giuliana Taquemoto.

Em setembro, a 41ª Expedição foi para a Aldeia São José do Povo Krikati, município de Montes Altos, no Maranhão. Integraram a expedição nossas farmacêuticas Suelen Carlos da Silva e Gizelle Ferreira.

Outubro Rosa

Cuidar da saúde e de quem também cuida: essa foi a ideia que moveu uma de nossas principais ações internas – o Outubro Rosa. Além da conscientização sobre a importância da prevenção, promovemos o engajamento dos colaboradores na doação de alimentos para o Hospital de Amor de Barretos. Em um mês, a ePharma arrecadou 420 kg de alimentos em prol da instituição.

ECOA

Com o objetivo de implantar um sistema de Gestão Ambiental envolvendo todos os colaboradores, foi criado o programa ePharma Ecoa. A meta é buscar o reconhecimento do mercado como uma empresa ambientalmente responsável, certificada pela ISO 14.001.

Para isso, a ePharma comprometeu-se a cumprir uma série de metas para ajudar o meio ambiente:

Reduzir o consumo de papel sulfite em 20%

Reduzir o consumo de papel-toalha em 80%

Evitar o desperdício de água em todos os ambientes

Reduzir o consumo de energia elétrica em 10%

Diminuir o consumo de copos plásticos em 20%

Coleta seletiva para 100% do lixo

Cultura Organizacional - somos gente cuidando de gente

Nossa equipe multidisciplinar é um dos pilares do nosso negócio. Somos gente cuidando de gente. Por isso, a atenção aos nossos colaboradores é mais do que fundamental: é estratégica para o nosso crescimento.

Nossa política de RH se baseia em valores e desempenho de alto impacto, com diretrizes de transformação das pessoas e da empresa, com educação continuada. Integramos talentos para habilitá-los à liderança e autonomia, ao mesmo tempo em que estimulamos o trabalho coparticipativo, olhando para o futuro da empresa e das organizações em geral.

0

Colaboradores

0

Enfermeiros

0

Farmacêuticos

Diretrizes na gestão de pessoas

O time especializado reúne profissionais das áreas de tecnologia, gestão e saúde, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, todos alinhados por um só propósito, seja qual for a sua função dentro da empresa: levar mais saúde e bem-estar para cada vez mais pessoas.

Inovação do negócio

Na busca por inovação do nosso modelo e serviços, em 2018 começamos a atuar próximos a startups de eCommerce, Prescrição Eletrônica e de Programas de Relacionamento com Pacientes.